Embalagens com design vendem mais!

Design de Embalagens – Tendências 2020

Tendências do design de embalagens para 2020, apesar do coronavirus.

Apesar de já estarmos em março eu resolvi falar de tendências do design de embalagens, até como um registro, porque com o aparecimento do coronavírus e todos os impactos que isso tem causado na economia mundial, as tendências do design podem mudar, mas com certeza muitas delas serão reforçadas.

Nos relatórios dos principais bancos de imagem como Adobe Stock, ShutterStock, Storyblocks e Depositphotos e o estudo mais recente da empresa global de brand design e inovação Packlab, aportam várias tendências baseadas nos dados de seus clientes.

Alguns deles já estão se confirmando: tendência para o ArtDeco e o design com uma estética Bauhaus onde o mínimo é o máximo! Designs mais planos com desenhos lineares e minimalistas (esqueça as sombras nas letras), contrastando com elementos tridimensionais.

Outra tendência interessante são os florais e plantas, mas não aqueles dos arabescos (uma tendência que já passo), mas sim gigantes em ilustrações ou fotos macro. De forma geral, um design mais emocional e honesto buscando se conectar mais com o consumidor, é uma forte tendência.

O preto também está de volta, agora minimalista, em backgrounds, texturas e fotos P&B onde a cor se destaca de forma pontual, criando visuais impactantes.

As tipologias exclusivas também são uma tendência que já vinha crescendo há alguns anos, mas que agora se intensifica, o que é uma ótima notícia para os typeface designers. E com o crescente interesse por caligrafia, existe uma tendência para as pinceladas a tinta chinesa e aquareladas.

Mas uma coisa é certa: a tendência do uso sustentável das coisas, mais do que nunca, inclui as embalagens. Existe um grande movimento no mercado em optar por embalagens reutilizáveis e recicláveis e em exigir dos fabricantes soluções que evitem desperdício e promovam a redução de custos das embalagens.

Na verdade poderíamos dizer que ser sustentável não se trata mais de uma tendência, mas sim de uma filosofia de vida, uma necessidade, algo que irá exigir atenção permanente.

A tendência sim é a conscientização das pessoas da necessidade de estendermos esse pensamento para todo o resto, não só para as embalagens e como as fabricamos, mas para a nossa vida diária, até nos pequenos atos. Portanto, a grande tendência é a mudança de comportamento gradual, mas definitiva em prol do planeta.

0 Comentário

Post um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *